Eco Laguna

A antiga casa de João Ascensão, no centro da vila – Rua Dr. Dias Calazans, 34 – deixou o seu estado comatoso e passa a dar nova vida à terra. Com total respeito pela emblemática construção existente, ali nasceu a Casa das Artes que alberga o Posto de Turismo, uma loja de venda de produtos regionais, sala de provas e de receção, e no 1º andar duas salas centrais – sala Capitão Sílvio Pleno e sala Jaime Estorninho, fundadores da Banda – que recebem o Museu da Música, numa homenagem à Banda Juvenil, e mais duas salas afetas a exposições.

Numa delas está a exposição Quimera, trabalhos metalúrgicos extraordinários de Luís Rodrigues que remetem para o mundo do fantástico, e na outra a exposição temporária de trabalhos de Artur Gueifão, com miniaturas que replicam construções tradicionais diversas, utilizando os materiais tradicionais. Parte deste espólio regressará à Biblioteca, à qual foi doado.

Uma varanda virada para o enorme logradouro oferece um panorama inolvidável sobre a eco-laguna, a nova coqueluche de Gavião e que será a sensação deste Verão, e que é uma piscina diferente e belíssima, com fundo de areia, zona de jacuzzi e profundidade máxima de 1,6 metros, num enquadramento espetacular e servida por bar, instalações sanitárias e balneários, amplo relvado envolvente, esplanada e zonas de estadia.

O acesso à piscina é feito por uma rua pedonal que foi aberta e que permite a ligação direta entre o centro da vila e a Rua 23 de Novembro, com amplo parque de estacionamento e que serve a piscina coberta anexa, o Agrupamento de Escolas e o Centro de Saúde.

No amplo pátio de acesso à Casa das Artes existem dois espelhos de água, num dos quais foi erguida uma escultura de homenagem à Banda Juvenil – Sopro do Alentejo, com um saxofone em mármore e um sobreiro em metal – da autoria de Cristina Maria, e duas zonas de estadia muito convidativa com pérgulas e bancos.

O projeto foi sonhado e desenvolvido ao longo de oito anos e requalifica o centro da vila de uma forma extraordinária através de um investimento de 1,5 milhões de euros financiados a 85%.

Share by: