Gavião
Orago: Nossa Senhora da Assunção

População : 1500 (censos 2021)

Área : 58,45 Km2
Coordenadas : 39º 28' N 7º 56' O
Principais atividades económicas : serviços, comércio, indústria e agricultura
Feiras, festas e romarias :
Património cultural e edificado : pelourinho, cruzeiro
Equipamentos culturais, desportivos e sociais : Santa casa da Misericórdia – Lar, piscina coberta com tanque de aprendizagem, complexo desportivo do Salgueirinho, biblioteca municipal, bombeiros municipais, pavilhão gimnodesportivo do Agrupamento de Escolas.
Património natural : Praia fluvial do Alamal, Percurso pedestre das arribas do Tejo
Armas : Segundo a Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, o Brasão da Junta de Freguesia de Gavião, é composto por: Escudo verde com torre de prata, lavrada, iluminada e aberta de vermelho, encimada por gavião estendido de ouro, animado de vermelho. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel de prata com a legenda a negro: "UNIÃO DAS FREGUESIAS DE GAVIÃO E ATALAIA".

Ponto de encontro da população, o Largo do Município era conhecido por Rossio, porque ali se realizavam, desde há cem anos, as feiras e os mercados, assim como as vendas de outros géneros em tempos de crise.
Em 27 de Abril de 1926, sob proposta do vereador Vicente Raimundo Cardigos, pretendeu-se dar o nome de Praça Dr. José Caetano Rebelo, mas a Câmara, por maioria, não aceita.
Nos anos 50, do século XX, deixa de se chamar Praça da República para se designar com o nome que é hoje conhecida.
No Largo, para além da Igreja Matriz e do Coreto, oferecido à vila pelo benemérito Dr. Anselmo Patrício, existem vários edifícios que merecem algum destaque:
  • antigo seminário de Gavião, construído em finais do século XIX para residência da família Rebelo;
  • a antiga Junta de Freguesia, residência do Dr. Matias Marques Ayres de Seixas;
  • o imponente Solar Patrício Lino Netto. Este palácio foi construído no local de umas casas da família Ayres de Seixas que datam do século XVI e restaurado em meados do século XX pelo actual proprietário, Dr. Joaquim Lino Netto, descendente dos Ayres de Seixas, a família mais antiga de Gavião;
  • a Câmara Municipal, construída por volta de 1856 e, remodelada em 1972 e em 2009 que substituiu os antigos Paços do Concelho, localizados no Largo do Pelourinho, no edifício a ocupado em tempos pelos Bombeiros Municipais.
Share by: