NOTÍCIAS

Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 26 abr., 2024
O presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia participou hoje em mais uma Assembleia Municipal de Gavião (presidida por Paulo Pires) e começou por elogiar o programa da Câmara Municipal para as comemorações dos 50 anos de Abril . “Este momento merecia o que foi feito”, referiu.

O presidente da nossa UF enalteceu a saúde financeira da Câmara Municipal de Gavião e destacou dois factos: o aumento dos ativos face à diminuição do passivo e o rácio do serviço da dívida.

Para os eleitos da Assembleia Municipal ficou também o convite para a cerimónia de entrega de bolsas de estudos a estudantes universitários, iniciativa da União das Freguesias de Gavião e Atalaia já marcada para 25 de maio, às 17 horas, na eco laguna de Gavião.

O presidente da União das União das Freguesias de Gavião e Atalaia quis saber também como estava a situação dos médicos para o nosso concelho e José Pio esclareceu que a partir de 1 de maio a USL passará a contar com uma médica permanente, havendo a forte possibilidade de contratar mais uma médica.

Germano Porfirio manifestou também o seu pesar pelo falecimento ontem da irmã da presidente da Junta de Freguesia de Belver, Arminda Marcelino, de 67 anos de idade.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 25 abr., 2024
No dia em que se comemoraram os 50 anos de Abril , o município de Gavião inaugurou uma nova praça: a Praça 50 de abril, junto ao pavilhão municipal.

No local já existia um bloco de granito que assinalava a data da revolução mas este foi trabalhado pela escultura Cristina Maria , artista natural da Batalha que já assinou a escultura 'Sopro do Alentejo' (na Casa das Artes de Gavião). Na obra destaca-se um poema de Sophia de Mello Breyner.

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Jaime Estorninho e João Galinha Barreto , antigos presidentes da Câmara Municipal de Gavião, foram convidados por José Pio para descerrar a escultura que se encontrava coberta pelas bandeiras de Portugal e da vila de Gavião.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 25 abr., 2024
A Liberdade veio para a rua ao som de Grândola Vila Morena , canção tocada pela Banda Juvenil de Gavião , através das crianças e jovens das escolas de Gavião. É assim que o mundo pula e avança, com a memória da Revolução de Abril  bem viva em quem não viveu esse dia inteiro e limpo.

Os jovens que participaram não apenas no desfile, mas também no Laço Humano promovido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gavião, souberam cumprir Abril, levando lágrimas aos olhos a quem os viu passar ao som da banda.

Um dia (24 de abril) que teve outros momentos de animação e que terminou à meia-noite com o lançamento de morteiros que assinalaram o início do Dia da Liberdade.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 24 abr., 2024
Gavião começou a celebração dos 50 anos do 25 de Abril com um desfile que levou a Liberdade para a rua e que terminou na Praça do Município em festa.

Os cravos vermelhos não podiam faltar e a emoção transbordou entre os mais e o menos jovens numa tarde durante a qual no centro da vila se ouviram os sons da Liberdade emitidos pela rádio do Agrupamento de Escolas de Gavião.

A Banda Juvenil de Gavião , por seu lado, acompanhou o desfile sempre ao som de "Grândola Vila Morena" , a canção de Zeca Afonso que define o 25 de Abril de 1974.

Germano Porfírio , presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia , acompanhou esta bonita celebração que envolveu essencialmente a juventude gavionense - o futuro do nosso concelho.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 19 abr., 2024
Concluído em 2002, por iniciativa da Câmara Municipal de Gavião , o Parque Fluvial da Quinta do Alamal teve origem na quinta com o mesmo nome que se encontra num vale muito encaixado junto ao espelho de água do rio Tejo.

O projeto desenvolvido numa área de 3,8 hectares, com a assinatura de João Nunes e Carlos Ribas, define-se pela existência das estruturas anteriores que ditaram o desenho da proposta.

A zona de recreio da quinta, com uma mata de amieiros de grande porte, manteve a sua função, mas os terraços de citrinos e amendoeiras foram reconvertidos em zonas de acampamento e de eventual estadia. A área confinante com a albufeira foi transformada em praia fluvial, sendo que o troço final da ribeira foi aproveitado, através de açudes, para uma piscina natural.

Ex libris da União das Freguesias de Gavião e Atalaia , o Alamal é um lugar de excelência e de grande capacidade de atração turística, para além de continuar a ser um espaço desfrutável por todos os gavionenses.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 17 abr., 2024
A Tapada do Forno , um dos principais arruamentos da Atalaia , está em obra. O investimento é da Câmara Municipal de Gavião e passará pela fresagem e colocação de um novo tapete de assalto.
Os trabalhos estão a cargo de uma equipa do município e deverão ser rápidos.
Este arruamento apresentava vários problemas e a intervenção em curso irá passar também pelo alinhamento da rua e pelas baias de estacionamento.
É nesta rua que se encontra o antigo edifício da junta de freguesia de Atalaia e também as casas de banho públicas.
A União das Freguesias de Gavião e Atalaia regista com agrado esta iniciativa que vem contribuir para a mobilidade da população da Atalaia.



Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 16 abr., 2024

A União das Freguesias de Gavião e Atalaia associou-se ao Mês da Prevenção dos Maus tratos na Infância que está a decorrer. Esta é uma iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gavião.

Esta simbologia do laço azul surgiu quando a norte-americana Bonnie Finney amarrou uma fita azul na antena do seu carro, em 1989, homenageando o seu neto, vítima de maus tratos.

Germano Porfírio , presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, associou-se hoje, de forma simbólica, a esta importante iniciativa.

Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 15 abr., 2024
A toponímia dá-nos sempre muita informação sobre o passado e hoje aqui propomos uma simples viagem pela mais recente carta militar na área compreendida entre a vila de Gavião e a Atalaia , entre o traçado da Nacional 118 e o Tejo.

Logo a nascente da vila sede surge-nos a Quinta do Carvalhal e no caminho para o grande Tejo, à cota de 250 metros, abaixo dos 287 metros de altitude máxima do marco geodésico da vila, temos a Quinta da Couca (ou Quinta da Côca, como surge gravado num azulejo no local) junto ao Caminho Velho . Descendo para o rio pela estrada nacional de ligação à ponte, do lado direito, antes das curvas e contra curvas, abre-se o Vale da Salgueira . A montante do rio e a norte deste vale, eis o Vale da Marinha, encaixado no terreno que 'escorre' para o Tejo.

Um pouco mais a este, à cota 202 metros, o Alto do Vale de Colmeia s e a sul a Cabroeira . Estamos agora de novo a caminhar na direção da Nacional 118 para passar pelas Hortas Velhas . Um pouco a nascente deste sítio, eis a Degracia Cimeira e logo a seguir a Fundeira .

Vamos avançar de novo para o Tejo para apreciar o monte onde se sitia o marco geodésico do Barranco (277 metros), logo a seguir do Vale da Grade , Vale da Cruz e o Alto do Carramoio , este último já a espreitar o rio, tal como o Vale da Cruz e o Vale das Cerejeiras .

Voltando a caminhar para Sul, que o caminho para o rio é agreste, e subindo para montante da Ribeira da Alferreireira , vamos dar conta também do lugar do Outeiro Pelado , do Alto do Vale Couvo , do Vale da Azenha e da Junta dos Ribeiros (agora já quase na Atalaia).

Nomes alguns fáceis de "desmontar", como o da Quinta do Carvalhal, as Hortas Velhas ou o Vale da Azenha, outros nem por isso, como a Quinta da Couca ou o alto do Carramoio. Mas todos nomes com marcas de uma história longa e rica.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 12 abr., 2024
Está em curso o prazo para a entrega das declarações anuais de IRS e o Espaço Cidadão da União das Freguesias de Gavião e Atalaia está a responder aos pedidos de ajuda dos seus fregueses, como aconteceu com o senhor José Domingos.

O Espaço Cidadão é um novo serviço da União de Freguesias que surgiu de uma colaboração com a AMA (Agência para a Modernização Administrativa) e a Câmara Municipal de Gavião .

Vários serviços podem ser acedidos no mesmo espaço, na sede da união de freguesias, na Avenida José Marcelino , Loja 2A, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

Aqui pode fazer registos de contratos de trabalho, simular tarifárias de energia, aceder à ADSE direta, pedir uma alteração de morada, consultar os pontos da carta de condução e renovar a mesma, obter cadernetas prediais, requerer uma pensão de sobrevivência, pedir licença de feirante, obter o seu registo criminal e marcar ou cancelar consultas, entre outras valências.

Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 05 abr., 2024
A União de Freguesias escolheu a Amieira Cova como local para a instalação do seu estaleiro, que já se encontra em pleno funcionamento.
Essa escolha não foi aleatória e teve como objetivo colocar num dos lugares mais isolados da união das freguesias um serviço, de forma a ajudar a trazer para ali alguma dinâmica. Objetivo que tem sido conseguido.

O local escolhido foi a antiga escola primária de Amieira Cova , que se encontrava sem uso. As instalações foram recuperadas e adaptadas para o estaleiro onde hoje se guardam materiais e máquinas e onde também se realizam vários trabalhos. Um processo concretizado exclusivamente através dos trabalhadores da união de freguesias, que lhe dedicaram tempo, mãos e obra.

No espaço foram feitas várias alterações e hoje podemos ali observar um novo espaço sanitário servido de duche à parte para uso dos trabalhadores, entre outras valências.

A união de freguesias tentou também gerir recursos e, por exemplo, a vedação dos estaleiros é a que estava na Escola Básica e Secundária de Gavião .

O estaleiro é ainda uma obra em progresso, fazendo assim jus ao seu nome.
Mostrar mais
Share by: