A Casa da Torre de Gavião é um dos ícones da nossa vila

União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 15 de julho de 2024

Esta casa, na rua dr. Anselmo Patrício, perto dos largos do Pelourinho e do Município, é uma das "imagens de marca" da histórica vila de Gavião.

No seu piso térreo funcionou a loja de fazendas da família de João de Matos Lucas , conforme informou José Mocinho da Silva. João Lucas teve três filhos: o Zé Lucas, a Bia e a Fernandinha.

João Ratinho, na nossa página no facebook, acrescentou importantes informações:

"Esta casa foi mandada construir na primeira década do século XX por um tio-bisavô [Mateus de Matos Valério, presidente da Câmara Municipal de Gavião de 11 de novembro de 1920 a 2 de janeiro de 1923]], que foi um dos fundadores da União Comercial do Porto . Como era um grande republicano, hasteava a bandeira portuguesa em determinados dias, num mastro que existia na torre. Anos mais tarde, a casa passou a pertencer a um sobrinho, nosso avô, de nome João de Matos Lucas. Como na altura a torre era o ponto mais alto da vila, os serviços cadastrais pediram autorização para lá colocarem o marco geodésico, o que foi consentido. Para além da nossa mãe, tios e avós viveu na casa o médico José Ratinho (tio-avô).A Casa da Torre está ligada, pelo portão, à casa do lado. O 2.º andar era um amplo salão com paredes muito bonitas (toque exótico pela policromia) onde se realizaram vários bailes ao som de grafonola. Anos mais tarde, o salão foi dividido em vários compartimentos, acrescentando nas traseiras uma sala de jantar e uma cozinha."



Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 2 de setembro de 2025
A Atalaia viveu a sua tradicional festa de verão e, para além do programa religioso dedicado a Nossa Senhora Mãe dos Homens, mais uma vez aconteceu uma garraiada , no final da tarde de sábado, dia 23 de agosto.  Mais de uma centenas de aficionados juntaram-se no recinto montado no topo da Tapada do Forno para participar mas sobretudo para assistir a esta momento das lides taurinas. A Ganadaria "Cigarradas" esteve de novo presente e os seus animais deram luta aos mais corajosos.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 2 de setembro de 2025
A União das Freguesias de Gavião e Atalaia contribui sempre com um prémio para as provas do Torneio Concelhio de Malha de Gavião, um torneio que este domingo avança para a sua 23.ª etapa, de novo de regresso ao campo da malha da Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião, com organização do Núcleo do Sporting de Gavião . Diversas associações do nosso território têm participado assiduamente neste torneio: o CARA Atalaia, o Clube Gavionense, a Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião e o Centro de Convívio do Cadafaz. Quer no setor feminino, quer no feminino. Para todas as provas, a União das Freguesias de Gavião e Atalaia contribui com um prémio constituído por dois garrafões de azeite de produção local. Um prémio quase sempre entre os primeiros a ser escolhidos.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 28 de agosto de 2025
Neste local da Atalaia esteve durante muitos anos o cemitério desta aldeia do nosso território. Um espaço que se tornou pequeno e que deixou de estar funcional no ano de 1950, depois de ter sido inaugurado em 1843. Apesar de hoje ser um espaço sem uso público, a União das Freguesias de Gavião e Atalaia respeita e memória do lugar e a história que este tem. Por isso, a equipa de trabalho da união das freguesias esteve ali recentemente e procedeu à pintura e a pequenos arranjos na frontaria e nos muros do antigo cemitério. Uma memória da Atalaia que merece ser preservada.
Show More