Alterações da rede TDT

  • Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia
  • 18 fev., 2020
A rede de televisão digital terrestre (TDT) vai ser alterada. O processo de migração encontra-se agendado para zona do Alto Alentejo, com início agendado para a 16 de março de 2020.
A alteração não irá afetar todos os cidadãos, razão pela qual será importante ter em consideração as seguintes informações:
  • As pessoas saberão que são abrangidas pela mudança se a sua televisão ficar sem imagem.
  • Quando o écran da televisão ficar negro apenas será necessário fazer a sintonia da televisão ou do descodificador de TDT e todos continuarão a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora.
  • Não será necessário substituir ou reorientar a antena, trocar a TV ou o descodificador, e ninguém terá de subscrever serviços de televisão paga. No caso dos condomínios/edifícios que tenham instalações com amplificadores mono-canal poderão ter que os substituir.

Para ajudar neste processo, a ANACOM criou uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), que funciona todos os dias entre as 9h e as 22h, para o qual as pessoas poderão ligar para esclarecer dúvidas e obter apoio na sintonia da sua televisão.

Caso não consigam fazer a sintonia dos equipamentos, por si ou com a ajuda prestada através do número gratuito 800 102 002, a ANACOM agendará uma visita a casa da pessoa para proceder à sintonia, com técnicos seus e de forma gratuita. É muito importante que se perceba, que os técnicos apenas se irão deslocar ao local ou efetuar algum contacto, apenas quando o cidadão efetua o contacto com a linha de apoio.

A ANACOM divulgará a informação relativa às mudanças na TDT através de uma carta e de um folheto que é entregue em casa de todas as pessoas e que resume a informação relevante para se adaptarem a este processo de mudança.

Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 5 de abril de 2025
Correspondendo a um apelo da Paróquia de Gavião, a União das Freguesias de Gavião e Atalaia assumiu a construção de uma churrasqueira na Casa Paroquial.

As equipas de trabalho da UF aproveitaram alguns intervalos da sua sempre preenchida agenda para tornar realidade uma estrutura que vai valorizar a casa paroquial, servindo de apoio às iniciativas comunitárias que ali se realizam regularmente.

Tal como aconteceu no Campo do Salgueirinho , aqui num apoio concreto ao Clube Gavionense, e também na Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião , a União das Freguesias de Gavião e Atalaia mais uma vez ofereceu recursos materiais e humanos para a concretização de uma estrutura que valoriza um espaço comunitário.

Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 5 de abril de 2025
Quase todas as semanas, Germano Porfírio, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, faz uma ronda pelo nosso território, acompanhado por Alexandre Chambel, coordenador da equipa de trabalho da UF.

Nessas rondas, as paragens são muitas sobretudo para contacto com a população. Como aconteceu quando Germano Porfírio quis saber como ia o trabalho de Elias Matos na horta que trata com tanto carinho, mantendo uma tradição, neste caso junto à aldeia de Cadafaz.

Uma pausa aproveitada para uma conversa não apenas sobre as culturas que agora crescem, após o inverno, mas também para sentir o pulsar de quem conhece bem a terra que habita.

É assim, no terreno, que se constrói um projeto que não é exclusivo de quem detém o poder público.

Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 25 de março de 2025
Na aldeia de Cadafaz , ainda altaneira mas onde já se sente o rumor das águas do Tejo, a capela de Nossa Senhora de Fátima é o local de culto da comunidade local.

É uma pequena mas curiosa capela, onde se destaca a sua pequena torre sineira e uma galilé a que se acede por uma pequena escadaria. Galilé suportada por quatro colunas de granito. A destacar também o óculo que se vê na fachada.

Esta capela é também um pódio de onde se avista uma panorama amplo que inclui o núcleo central desta aldeia do nosso território mas também o castelo de Belver e o extremo sul das terras da Beira Baixa, como seja a serra do Bando, já em Mação.

Esta capela é também um dos pontos de paragem da procissão aquática de Nossa Senhora dos Avieiros , momento sempre acompanhado por uma procissão desde a estrada do Alamal até a este local de culto.

Show More
Share by: