Estão entregues 35 bolsas a estudantes universitários do nosso território

União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 24 de maio de 2025

Pelo segundo ano consecutivo, a União das Freguesias de Gavião e Atalaia entregou bolsas a estudantes universitários residentes no nosso território.

Este ano foram 35 estudantes contemplados com uma bolsa de 500 euros, mais 150 euros que o valor atribuído em 2024. Germano Porfírio, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, justificou este apoio mas sublinhou também a responsabilidade inerente a cada estudante. A entrega das bolsas decorreu no Gavião Nature Village, no Cadafaz, e contou com a animação musical do grupo "Alta Cena".

Estudantes e familiares conviveram durante mais duas horas num evento que contou também com as presenças de José Pio, presidente da Câmara Municipal de Gavião, de António Severino, vice-presidente, e do padre Cristiano Pedro, entre outros.

Para memória futura aqui fica o registo dos cursos superiores dos estudantes contemplados: gestão de empresas, mestrado em História de Arte e Património, mecânica naval, enfermagem (4), gestão-ramo empresas, laboratório forense e criminal, terapia da fala, tecnologia agropecuária, psicologia, fisioterapia, mestrado em educação física para o ensino básico e secundário, mestrado de medicina veterinária, administração pública, imagem médica e radiologia, ciências do mar, mestrado em educação e proteção de crianças e jovens em risco, doutoramento em estudos artísticos, sistemas electrónicos e computadores, mestrado em design, educação social, gestão e produção de cozinha, contabilidade e finanças, ciências biomédicas, optometria e ciências da visão, mestrado em gestão de recursos humanos e consultoria organizacional, engenharia física e tecnológica, agronomia, mestrado em economia, design de comunicação e audiovisual, engenharia informática (2) e mestrado em intervenção social escolar.

Entre as diversas instituições universitárias envolvidas, Coimbra, Covilhã, Castelo Branco, Lisboa, Aveiro, Portalegre e Évora são cidades sede das mesmas.


Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 2 de setembro de 2025
A Atalaia viveu a sua tradicional festa de verão e, para além do programa religioso dedicado a Nossa Senhora Mãe dos Homens, mais uma vez aconteceu uma garraiada , no final da tarde de sábado, dia 23 de agosto.  Mais de uma centenas de aficionados juntaram-se no recinto montado no topo da Tapada do Forno para participar mas sobretudo para assistir a esta momento das lides taurinas. A Ganadaria "Cigarradas" esteve de novo presente e os seus animais deram luta aos mais corajosos.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 2 de setembro de 2025
A União das Freguesias de Gavião e Atalaia contribui sempre com um prémio para as provas do Torneio Concelhio de Malha de Gavião, um torneio que este domingo avança para a sua 23.ª etapa, de novo de regresso ao campo da malha da Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião, com organização do Núcleo do Sporting de Gavião . Diversas associações do nosso território têm participado assiduamente neste torneio: o CARA Atalaia, o Clube Gavionense, a Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião e o Centro de Convívio do Cadafaz. Quer no setor feminino, quer no feminino. Para todas as provas, a União das Freguesias de Gavião e Atalaia contribui com um prémio constituído por dois garrafões de azeite de produção local. Um prémio quase sempre entre os primeiros a ser escolhidos.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 28 de agosto de 2025
Neste local da Atalaia esteve durante muitos anos o cemitério desta aldeia do nosso território. Um espaço que se tornou pequeno e que deixou de estar funcional no ano de 1950, depois de ter sido inaugurado em 1843. Apesar de hoje ser um espaço sem uso público, a União das Freguesias de Gavião e Atalaia respeita e memória do lugar e a história que este tem. Por isso, a equipa de trabalho da união das freguesias esteve ali recentemente e procedeu à pintura e a pequenos arranjos na frontaria e nos muros do antigo cemitério. Uma memória da Atalaia que merece ser preservada.
Show More