Gavião inaugurou Museu de Arte e de Atrelagem (MAAG)

União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 27 de abril de 2025

No dia 25 de abril de 2025, Gavião inaugurou mais um espaço museológico: o Museu de Arte e da Atrelagem (MAAG).

O museu nasceu no espaço que foi a casa da família Pequito Rebelo e também seminário menor, na hoje Praça do Município de Gavião. Um projeto que contou com a assinatura do reputado arquiteto portalegrense Carrilho da Graça, presente no momento da inauguração.

Este novo museu alberga 18 carros de atrelar, sendo cinco deles da coleção da Quinta da Margalha . A exposição de carros de atrelar será objeto de rotatividade e promete ser um grande fator de atração para um concelho que aposta no turismo.

O MAAG só irá agora abrir em horário regular no dia 10 de junho e a partir desse momento será possível também ver uma exposição de arte sacra e uma das maiores coleções do mundo de penicos. A coleção de arte sacra foi cedida pelo coleccionador Carlos Vences.

Até 10 de junho, o museu pode ser visitado, gratuitamente, todos os fins de semana, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas .

Esta inauguração aconteceu sem que todo o espaço estivesse pronto para ser visitado ao público, apenas com os dois pisos onde se encontram os carros de atrelar disponíveis.

Germano Porfírio , presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia , marcou presença no dia da inauguração.

Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 2 de novembro de 2025
No último dia de outubro de 2025, tomou posse o novo executivo da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, presidido por Germano Porfírio e composto também por Pedro Alves e Tulínia Chambel. No mesmo dia ocorreu a instalação da Assembleia de Freguesia, que continuará a ser liderada por Paulo Feijão. Os dois momentos ficaram também marcados pela presença do executivo da Câmara Municipal de Gavião e de vários fregueses que quiseram testemunhar os atos.  No seu discurso que abre um novo mandato, Germano Porfírio garantiu que continuará a praticar uma política de proximidade com especial atenção às aldeias do território da União das Freguesias de Gavião e Atalaia.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 29 de outubro de 2025
Alguns dos gavionenses que combateram na guerra ultramarina voltaram a estar juntos para uma homenagem àqueles que já não estão cá mas que foram companheiros de armas em terras africanas. José António Gravelho , que combateu em Moçambique, falou em nome dos antigos combatentes junto ao monumento do jardim do largo da Misericórdia, onde também discursou o vice-presidente da autarquia, António Severino , que esteve acompanhado pelo presidente José Pio.  O dia começou com uma homenagem no cemitério de Gavião e terminou com um almoço de convívio na Casa do Povo de Gavião.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 29 de outubro de 2025
A equipa de trabalho da União das Freguesias de Gavião e Atalaia esteve a concluir mais uma obra na aldeia do Cadafaz. Uma obra que desta vez beneficia a Associação Recreativa e Cultural do Cadafaz junto ao recinto onde é costume jogar a malha ou realizar festas populares. A união das freguesias concentrou a sua mão de obra no local durante alguns dias para concretizar a construção de um balcão, de uma cobertura e da pavimentação de um local que é uma mais valia para a população do Cadafaz. Agora só falta mesmo fazer a estreia desta nova estrutura. 
Show More