Germano Porfírio foi reeleito presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia com maioria

Germano Porfírio foi reeleito presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia nas eleições autárquicas que se realizaram no passado dia 12 de outubro.
Candidato pelo Partido Socialista à presidência da união das freguesias, Germano Porfírio liderou uma lista para a Assembleia de Freguesia que elegeu também Pedro Alves, Tulínia Chambel, Paulo Feijão, João Paulo Luís e Filipa Lopes. O PPD/PSD elegeu para este órgão autárquico Filipe Tibúrcio, Paulo Matos e Ana Luísa Cabaço.
A votação resultou na atribuição de 570 votos à lista do Partido Socialista (56,89%), 360 à lista do PPD/PSD (35,93%) e 34 à lista da CDU (3,39%). Registaram-se 28 votos em branco e dez votos foram considerados nulos.
Votaram 1.002 eleitores de um total de 1.368, com uma taxa de participação de 73,25%.
Nas três meses eleitorais registaram-se os seguintes resultados: na mesa da Atalaia, onde votaram 98 dos 128 inscritos, o PS recolheu 52 votos, o PPD/PSD 32 e CDU 9; na mesa 1 de Gavião, o PS somou 247 votos, o PPD/PSD 176 e a CDU 10; na mesa 2, o PS registou 271 votos, o PPD/PSD 152 e a CDU 15.
Germano Porfírio parte para o seu segundo mandato como presidente eleito da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, depois de ter substiuído José Júlio Cabeça em maio de 2018, por morte deste autarca. O atual presidente da união das freguesias foi, a partir de outubro de 1999, o primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Gavião, quando integrava o executivo liderado por Jorge Martins e a lei passou a determinar a designação um vereador para esta posição.
O Partido Socialista venceu estas eleições na Câmara Municipal, na Assembleia Municipal e em todas as quatro freguesias do concelho. Com um total de 1.412 votos, o PS conseguiu o seu segundo melhor resultado de sempre em eleições autárquicas de Gavião, com uma percentagem de 64,7%, votação apenas superada pelo resultado da lista liderada por João Galinha Barreto nas eleições de 1993 (67,83%). Com este resultado, o PS garantiu quatro dos cinco mandatos da Câmara Municipal e uma maioria de dez mandatos na Assembleia Municipal que será liderada por António Estevinha.
Ricardo Flores (Comenda), Paulo Ventura (Belver) e Jorge Peixeiro (Margem) são os outros presidentes de junta eleitos pelo Partido Socialista.
António Severino, após 12 anos na vice-presidência da Câmara, será o sétimo presidente da Câmara Municipal de Gavião desde que há eleições para as autarquias.


