Medidas de Controlo da Pandemia a partir de 1 de dezembro
União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 26 de novembro de 2021

Face à evolução da pandemia em Portugal, o Governo decidiu definir um conjunto de medidas preventivas que visam conter o crescimento da pandemia nas próximas semanas.
A partir do dia 1 de dezembro
, será declarado o Estado de Calamidade para todo o território nacional continental e serão adotadas as seguintes medidas:
Recomendações Gerais
:
- Testagem regular;
- Teletrabalho, sempre que as funções o permitam.
A apresentação do certificado digital será obrigatória no acesso a :
- Restaurantes;
- Estabelecimentos turísticos e alojamento local;
- Eventos com lugares marcados;
- Ginásios.
Exigência de teste negativo obrigatório (mesmo para as pessoas vacinadas) no acesso a :
- Visitas a lares;
- Visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde;
- Grandes eventos sem lugares marcados (ou em recintos improvisados) e recintos - desportivos;
- Discotecas e bares.
Nas fronteiras :
- Teste negativo obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal;
- Sanções fortemente agravadas para as companhias aéreas.
Para a semana de 2 a 9 de janeiro , que será de contenção dos contactos existentes na época festiva, serão adotadas regras específicas:
Teletrabalho obrigatório, sempre que as funções o permitam.
Recomeço das aulas a 10 de janeiro .
Encerramento de discotecas e bares .

Sob o comando de Miguel Ângelo, a equipa de sub 16 (juvenis) do Clube Gavionense iniciou a sua época, tendo-se apresentado no Campo do Salgueirinho frente ao Sport Abrantes e Benfica. A formação gavionense tem como delegada Sónia Carrilho e como treinadores adjuntos André Santos e Bernardo Maurício. Um plantel que almeja consolidar o escalão etário mais elevado do Clube Gavionense no campeonato distrital de Portalegre e que quer ser cada vez mais uma rampa de lançamento de jogadores para o universo do futebol sénior de Gavião.

O Clube Gavionense está prestes a começar mais uma temporada nos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Portalegre. O clube presidido por Eduardo Pereira será comandado no terreno por Fernando Lopes e irá disputar três competições do universo associativo, duas taças e o campeonato. Nesta última prova, que começa no início de novembro, o Clube Gavionense terá como adversários o Portalegrense, Elvas B, Nisa e Benfica, Arronches e Benfica, Gafetense e Mosteirense. Na preparação para a nova época, a equipa tem realizado alguns jogos de preparação, tendo sido o primeiro como o Ortiga , no Campo do Salgueirinho. A primeira competição a ser decidida será a Taça de Honra, que tem inicío já no próximo fim de semana, com o Clube Gavionense isento e a entrar em ação apenas no dia 5 de outubro, para receber o Arronches e Benfica. Entre os reforços , destacam-se as contratações do guarda-redes Telmo Rodrigues, do central cabo-verdiano Amadu Sheriff e do avançado angolano Rivaldo Fonseca, entre outros.

Mais uma vez a vila de Gavião viveu com intensidade a sua festa dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, sempre contando com o voluntariado de quem contribui para o sucesso do evento e com as ruas de Gavião coloridas com flores e colchas. Para além dos três dias de festa popular, onde não faltaram filhozes e frango assado, foi também cumprido o calendário religioso, com duas procissões, uma noturna , da capela de Nossa Senhora dos Remédios para a Igreja Matriz, e outra diurna , no sentido contrário. Este ano com uma novidade pois ambas as procissões foram acompanhadas por um carro de atrelar e dois cavaleiros , numa parceria com o Museu de Arte e Atrelagem de Gavião. Pedro Pé Leve, Marco Morgado e Nuno Florindo foi os DJ aque animaram as noites de festa no Largo Senhora dos Remédios. A Banda Juvenil do Município de Gavião participou também numa das procissões.