No sertão brasileiro há uma cidade que já adotou o nome de Gavião: Umarizal
União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 23 de setembro de 2024

Há um elo de ligação forte entre a cidade brasileira de Umarizal
e a vila de Gavião. A primeira, situada no estado do Rio Grande do Norte
, no Brasil, já teve o nome de "Gavião" e assim foi porque o batismo da povoação foi inspirado precisamente na nossa vila.
A "descoberta" aconteceu em 1997, quando Aurélio Bravo, diretor do jornal 'Fonte Nova'
, editado em Portalegre, recebeu uma carta de um morador em Portalegre
, Brasil,
informando que também em terras brasileiras, no estado do Rio Grande do Norte, havia uma cidade chamada Portalegre. Aurélio Bravo ainda pensou tratar-se de Porto Alegre, esta uma cidade do estado do Rio Grande do Sul e capital de Estado. Mas não.
Segundo foi apurado, a cidade de Portalegre terá sido fundada há mais de 250 anos pelo português Miguel Castelo Branco, que terá exclamado ao olhar pela primeira vez para o lugar: "É uma Portalegre do Sertão!"
Em 2004, uma grande delegação do Alto Alentejo, por altura das celebrações dos 80 anos do jornal 'Fonte Nova'
, visitou todas estas cidades. Jorge Martins, então presidente da Câmara Municipal de Gavião, integrou a delegação e teve oportunidade de conhecer a Gavião do sertão brasileiro.
De recordar que no Brasil também existe o município de Gavião Peixoto
, no Estado de São Paulo, mas neste caso sem qualquer conexão de referência toponímica à nossa vila de Gavião.
A cidade de Umarizal, outrora Gavião, nome que persiste pelo menos numa instituição do município, tem cerca de 10 mil habitantes e dista 341 quilómetros da capital estadual, Natal.

A Atalaia viveu a sua tradicional festa de verão e, para além do programa religioso dedicado a Nossa Senhora Mãe dos Homens, mais uma vez aconteceu uma garraiada , no final da tarde de sábado, dia 23 de agosto. Mais de uma centenas de aficionados juntaram-se no recinto montado no topo da Tapada do Forno para participar mas sobretudo para assistir a esta momento das lides taurinas. A Ganadaria "Cigarradas" esteve de novo presente e os seus animais deram luta aos mais corajosos.

A União das Freguesias de Gavião e Atalaia contribui sempre com um prémio para as provas do Torneio Concelhio de Malha de Gavião, um torneio que este domingo avança para a sua 23.ª etapa, de novo de regresso ao campo da malha da Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião, com organização do Núcleo do Sporting de Gavião . Diversas associações do nosso território têm participado assiduamente neste torneio: o CARA Atalaia, o Clube Gavionense, a Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião e o Centro de Convívio do Cadafaz. Quer no setor feminino, quer no feminino. Para todas as provas, a União das Freguesias de Gavião e Atalaia contribui com um prémio constituído por dois garrafões de azeite de produção local. Um prémio quase sempre entre os primeiros a ser escolhidos.

Neste local da Atalaia esteve durante muitos anos o cemitério desta aldeia do nosso território. Um espaço que se tornou pequeno e que deixou de estar funcional no ano de 1950, depois de ter sido inaugurado em 1843. Apesar de hoje ser um espaço sem uso público, a União das Freguesias de Gavião e Atalaia respeita e memória do lugar e a história que este tem. Por isso, a equipa de trabalho da união das freguesias esteve ali recentemente e procedeu à pintura e a pequenos arranjos na frontaria e nos muros do antigo cemitério. Uma memória da Atalaia que merece ser preservada.