As equipas de trabalho da união das freguesias estão a dar corpo a um desejo do clube que representa Gavião na Associação de Futebol de Portalegre: a construção de uma churrasqueira junto da zona do bar, para estar ao serviço dos eventos realizados pelo clube.
Material e mão de obra disponibilizados pela união das freguesias, à semelhança do que aconteceu recentemente com a Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião , onde foi melhorada uma estrutura de apoio no exterior da sede desta associação.
- Edital ;
- Declaração de consentimento de recolha de som e imagem ;
- Aprovação do Regulamento;
- Requerimento de Candidatura ;
- Declaração de Honra.
A ponte Belver-Gavião terá sido inaugurada em 1905 e este ano completará 120 anos de bons serviços. É essa marca que esta inscrição assinala, embora a sua data de inauguração muitas vezes seja referida como relativa a 1907. Nas suas guardas marca-se também o ano de 1905 relativo à obra empreendida pela então Empresa Industrial Portuguesa no que diz respeito sobreudo à parte metalomecânica da ponte (o possante tabuleiro assente em pilares de alvenaria).
A Empresa Industrial Portuguesa, de Henry de Burnay (o "Senhor Milhões"), foi fundada em 1874, em Alcântara, e dedicou-se sobretudo a grandes obras. Em 1917 contava com 750 trabalhadores. Esta empresa foi responsável pela construção de várias pontes: a ponte ferroviária de Pedorido, Vila Real, Mira, Fão, etc,.
Esta foi uma ponte tornada realiade só após muita insistências das populações e devido também à influência do conselheiro José Caetano Rebelo, pai de José Adriano Pequito Rebelo, junto do rei. O caminho de ferro da Linha da Beira Baixa já por aqui passava há alguns anos (desde 5 de setembro de 1891) quando a ponte foi inaugurada, permitindo um acesso mais fácil a quem vindo da margem esquerda do Tejo (Gavião, Margem, Comenda) queria apanhar o comboio.
Foi em maio de 1889 que uma representação de gavionenses apresentou ao rei - D. Luís ou D. Carlos (sendo que Carlos I só se tornou rei em outubro desse ano) - o pedido para a construção de uma ponte neste local, pedido que se repetiu erm 1901.
Amieira e Alvega também pressionarm o poder central no sentido de terem ali a ponte mas não venceram a causa.
Curiosamente, a ponte foi inaugurada em 1905 mas os acessos rodoviários dignos desse nome só chegariam um pouco mais tarde (em 1907) e apenas em 1960 seria retificado parte do ainda sinuoso percurso do rio até Gavião. O atraso nos acessos pode ser o que está na origem da discrepância de datas relativamente ao ano em que a obra da ponte foi terminada.
Por ali passava a então estrada da Beira, a nº 167.
Conforme nota o coronel Jorge Saco num dos seus livros, o processo da ponte envolveu mesmo algum tumulto popular com origem na demora da decisão. O ónus foi colocado no conselheiro Rebelo, que até viu da janela da sua casa (que mais tarde foi o seminário) o povo construir e fazer arder uma miniatura da ponte feita de ramadas e com o dizer 'a ponte do Rebelo ardeu'. Pelos vistos, não só não ardeu como ali ainda continua.
Ao longo da sua vida centenária, a Ponte de Belver. por onde passa a Estrada Nacional 244, apenas sofreu uma remodelação profunda em 2016, quando viu o seu tabuleiro rodoviário alargado para seis metros, para além de um reforço estrutural. Uma obra da Infraestruturas de Portugal garantida e lançada durante a presidência de Jorge Martins na Câmara Municipal de Gavião.
A ponte tem uma extensão de 140 metros e quatro tramos, tendo sido a sétima ponte construída no Tejo português.
O rio Tejo é atravessado, em território português, por 16 pontes rodoviárias, ferroviárias e duplas, com a seguinte cronologia:
- 1862: Ponte da Praia do Ribatejo (ferroviária)
- 1870: Ponte rodoviária de Abrantes
- 1881: Ponte D. Luís I (Santarém)
- 1888: Ponte de Portas de Ródão
- 1889: Ponte ferroviária de Abrantes
- 1904: Ponte Rainha D. Amélia (Muge)
- 1905: Ponte de Belver -Gavião
- 1909: Ponte da Chamusca
- 1951: Ponte Marechal Carmona (Vila Franca de Xira)
- 1966: Ponte 25 de Abril
- 1973: Ponte do Fratel
- 1998: Ponte Vasco da Gama
- 2000: Ponte Salgueiro Maia (Santarém)
- 2007: Ponte da Lezíria (Carregado)