Presidente da UF destaca boa saúde das contas da autarquia
União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 26 de abril de 2024

O presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia
participou hoje em mais uma Assembleia Municipal de Gavião
(presidida por Paulo Pires) e começou por elogiar o programa da Câmara Municipal para as comemorações dos 50 anos de Abril
. “Este momento merecia o que foi feito”, referiu.
O presidente da nossa UF enalteceu a saúde financeira da Câmara Municipal de Gavião
e destacou dois factos: o aumento dos ativos face à diminuição do passivo e o rácio do serviço da dívida.
O presidente da União das União das Freguesias de Gavião e Atalaia
quis saber também como estava a situação dos médicos para o nosso concelho e José Pio esclareceu que a partir de 1 de maio a USL passará a contar com uma médica permanente, havendo a forte possibilidade de contratar mais uma médica.
Germano Porfirio
manifestou também o seu pesar pelo falecimento ontem da irmã da presidente da Junta de Freguesia de Belver, Arminda Marcelino, de 67 anos de idade.

A Atalaia viveu a sua tradicional festa de verão e, para além do programa religioso dedicado a Nossa Senhora Mãe dos Homens, mais uma vez aconteceu uma garraiada , no final da tarde de sábado, dia 23 de agosto. Mais de uma centenas de aficionados juntaram-se no recinto montado no topo da Tapada do Forno para participar mas sobretudo para assistir a esta momento das lides taurinas. A Ganadaria "Cigarradas" esteve de novo presente e os seus animais deram luta aos mais corajosos.

A União das Freguesias de Gavião e Atalaia contribui sempre com um prémio para as provas do Torneio Concelhio de Malha de Gavião, um torneio que este domingo avança para a sua 23.ª etapa, de novo de regresso ao campo da malha da Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião, com organização do Núcleo do Sporting de Gavião . Diversas associações do nosso território têm participado assiduamente neste torneio: o CARA Atalaia, o Clube Gavionense, a Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião e o Centro de Convívio do Cadafaz. Quer no setor feminino, quer no feminino. Para todas as provas, a União das Freguesias de Gavião e Atalaia contribui com um prémio constituído por dois garrafões de azeite de produção local. Um prémio quase sempre entre os primeiros a ser escolhidos.

Neste local da Atalaia esteve durante muitos anos o cemitério desta aldeia do nosso território. Um espaço que se tornou pequeno e que deixou de estar funcional no ano de 1950, depois de ter sido inaugurado em 1843. Apesar de hoje ser um espaço sem uso público, a União das Freguesias de Gavião e Atalaia respeita e memória do lugar e a história que este tem. Por isso, a equipa de trabalho da união das freguesias esteve ali recentemente e procedeu à pintura e a pequenos arranjos na frontaria e nos muros do antigo cemitério. Uma memória da Atalaia que merece ser preservada.