A barragem de Belver que assenta no território de Ortiga e de Gavião

  • Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia
  • 12 mar., 2025
A barragem de Belver define toda uma paisagem no vale que o Tejo durante longos anos inundou sem a exuberância de água que hoje conhecemos na albufeira formada pela parede de betão. Mas, curiosamente, as descargas de inverno da barragem levam-nos sempre para o tempo de um Tejo livre de obstáculos não naturais e que corria rápido muitas vezes.

Esta semana, a barragem está a descarregar em força [ver VÍDEO]. Uma barragem começou a produzir em 1951 e que é uma das duas barragens portuguesas do Tejo - a outra é o Fratel, a montante.

Em 2004, a EDP procedeu à reabilitação das dez comportas e há um ano e meio reforçou a passagem para viaturas que une as duas margens do Tejo (Ortiga-Gavião). Esta barragem de gravidade tem uma altura de 30 metros desde a sua fundação. As suas dez comportas vagão têm uma capacidade de descarregamento de 18000 m3/s. Em média, por ano, Belver produz 176 GWh.

Com a sua parede em Ortiga e em Gavião, curiosamente é por "Belver" que esta barragem em betão assente em xisto é conhecida, cuja construção é contemporânea das centrais de Pracana (1950), no Ocreza, e Castelo do Bode (1951), no Zêzere. 

Inicialmente pertença da Hidroelétrica do Alto Alentejo, a central de Belver é hoje da EDP Produção, situando-se também na foz da Ribeira das Eiras, que desagua entre Ortiga e Belver.


Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 25 de março de 2025
Na aldeia de Cadafaz , ainda altaneira mas onde já se sente o rumor das águas do Tejo, a capela de Nossa Senhora de Fátima é o local de culto da comunidade local.

É uma pequena mas curiosa capela, onde se destaca a sua pequena torre sineira e uma galilé a que se acede por uma pequena escadaria. Galilé suportada por quatro colunas de granito. A destacar também o óculo que se vê na fachada.

Esta capela é também um pódio de onde se avista uma panorama amplo que inclui o núcleo central desta aldeia do nosso território mas também o castelo de Belver e o extremo sul das terras da Beira Baixa, como seja a serra do Bando, já em Mação.

Esta capela é também um dos pontos de paragem da procissão aquática de Nossa Senhora dos Avieiros , momento sempre acompanhado por uma procissão desde a estrada do Alamal até a este local de culto.

Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 17 de março de 2025
Com o auditório da Incubadora de Empresas de Gavião muito bem preenchido, decorreu no passado dia 16 de março o II Encontro Associativo - "Desafio e Atitudes" , promovido pela Câmara Municipal de Gavião .

Um encontro que contou com a presença também do presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia e igualmente com representantes das associações do nosso território. Também marcou presença o executivo municipal, a chefe da divisão financeira da autarquia, Sandra Simões e o presidente da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura , Recreio e Desporto, João Bermardino.

"O apoio ao associativismo para nós é um reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido por todos, como fator determinante de desenvolvimento da sociedade, enquanto parceiros privilegiados no serviço ao bem comum", referiu o anfitrião deste encontro que serviu para rever a legislação que estabelece a ligação entre as associações e o poder local.

O encontro terminou com um almoço na Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião .

Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 14 de março de 2025
Está a decorrer em Alter do Chão uma formação da ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias - dedicada à área jurídica. O evento decorre no Cine Teatro Municipal de Alter do Chão, reunindo vários autarcas, sob a organização da delegação de Portalegre desta associação de freguesias.

Germano Porfírio , presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, e Martina de Jesus , presidente da Junta de Freguesia de Belver e dirigente nacional da ANFRE, estão presentes nesta formação.

A formação contínua é essencial para o funcionamento das juntas de freguesia, a unidade autárquica mais pequena mas também aquela que define uma maior proximidade com os cidadãos.

Durante a manhã de hoje, 14 de março, falou-se do Código do Procedimento Administrativo e da emissão de documentos pelas juntas (especialmente atestados). A tarde será dedicada aos regulamentos, à modernização administrativa (livro de reclamações, obrigações do sítio da internet, etc,.) e à lei que define o código de conduta e as obrigações declarativas dos eleitos locais.

Para além dos seus mais altos dirigentes, a nossa união de freguesias e a freguesia de Belver também deslocaram até Alter do Chão alguns dos seus funcionários que regularmente estão no front desk das respetivas autarquias.

Portugal tem hoje  3 091 freguesias mas a Assembleia da República acaba de aprovar a desagregação de 135 uniões de freguesias, criando 302 novas freguesias.

Show More
Share by: