
É uma pequena mas curiosa capela, onde se destaca a sua pequena torre sineira e uma galilé a que se acede por uma pequena escadaria. Galilé suportada por quatro colunas de granito. A destacar também o óculo que se vê na fachada.
Esta capela é também um pódio de onde se avista uma panorama amplo que inclui o núcleo central desta aldeia do nosso território mas também o castelo de Belver e o extremo sul das terras da Beira Baixa, como seja a serra do Bando, já em Mação.
Esta capela é também um dos pontos de paragem da procissão aquática de Nossa Senhora dos Avieiros , momento sempre acompanhado por uma procissão desde a estrada do Alamal até a este local de culto.

Um encontro que contou com a presença também do presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia e igualmente com representantes das associações do nosso território. Também marcou presença o executivo municipal, a chefe da divisão financeira da autarquia, Sandra Simões e o presidente da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura , Recreio e Desporto, João Bermardino.

Germano Porfírio , presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, e Martina de Jesus , presidente da Junta de Freguesia de Belver e dirigente nacional da ANFRE, estão presentes nesta formação.
A formação contínua é essencial para o funcionamento das juntas de freguesia, a unidade autárquica mais pequena mas também aquela que define uma maior proximidade com os cidadãos.
Durante a manhã de hoje, 14 de março, falou-se do Código do Procedimento Administrativo e da emissão de documentos pelas juntas (especialmente atestados). A tarde será dedicada aos regulamentos, à modernização administrativa (livro de reclamações, obrigações do sítio da internet, etc,.) e à lei que define o código de conduta e as obrigações declarativas dos eleitos locais.
Para além dos seus mais altos dirigentes, a nossa união de freguesias e a freguesia de Belver também deslocaram até Alter do Chão alguns dos seus funcionários que regularmente estão no front desk das respetivas autarquias.
Portugal tem hoje 3 091 freguesias mas a Assembleia da República acaba de aprovar a desagregação de 135 uniões de freguesias, criando 302 novas freguesias.