Infraestruturas de Portugal desenvolve obra de mais de um milhão de euros na Linha da Beira Baixa
União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 13 de março de 2025

Quem do Alamal observa a outra margem do Tejo há dois meses que observa trabalhos na Linha da Beira Baixa
.
Trata-se de uma obra da Infraestruturas de Portugal
que visa a substituição da passagem hidráulica existente ao quilómetro 26,388 desta linha por uma nova infraestrutura redimensionada, visando repor a sua função estrutural.
A obra está associada a um investimento superior a um milhão de euros
e passa pela montagem de uma estrutura de suspensão de via, execução de contenções provisórias e escavação no local da futura estrutura, execução de ensecadeiras que permitam a realização dos trabalhos da nova PH a seco, execução de quadro em betão armado, aterro e reposição da superestrutura de via.
Recorde-se que a IP, há pouco mais de um ano, concluiu uma obra de cerca de um milhão de euros nos túneis do Outeiro, também no percurso da Linha da Beira Baixa no concelho de Gavião.


A Atalaia viveu a sua tradicional festa de verão e, para além do programa religioso dedicado a Nossa Senhora Mãe dos Homens, mais uma vez aconteceu uma garraiada , no final da tarde de sábado, dia 23 de agosto. Mais de uma centenas de aficionados juntaram-se no recinto montado no topo da Tapada do Forno para participar mas sobretudo para assistir a esta momento das lides taurinas. A Ganadaria "Cigarradas" esteve de novo presente e os seus animais deram luta aos mais corajosos.

A União das Freguesias de Gavião e Atalaia contribui sempre com um prémio para as provas do Torneio Concelhio de Malha de Gavião, um torneio que este domingo avança para a sua 23.ª etapa, de novo de regresso ao campo da malha da Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião, com organização do Núcleo do Sporting de Gavião . Diversas associações do nosso território têm participado assiduamente neste torneio: o CARA Atalaia, o Clube Gavionense, a Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião e o Centro de Convívio do Cadafaz. Quer no setor feminino, quer no feminino. Para todas as provas, a União das Freguesias de Gavião e Atalaia contribui com um prémio constituído por dois garrafões de azeite de produção local. Um prémio quase sempre entre os primeiros a ser escolhidos.

Neste local da Atalaia esteve durante muitos anos o cemitério desta aldeia do nosso território. Um espaço que se tornou pequeno e que deixou de estar funcional no ano de 1950, depois de ter sido inaugurado em 1843. Apesar de hoje ser um espaço sem uso público, a União das Freguesias de Gavião e Atalaia respeita e memória do lugar e a história que este tem. Por isso, a equipa de trabalho da união das freguesias esteve ali recentemente e procedeu à pintura e a pequenos arranjos na frontaria e nos muros do antigo cemitério. Uma memória da Atalaia que merece ser preservada.